terça-feira, 27 de maio de 2008

A destruição da Camada do Ozonio

O desenvolvimento industrial e urbano tem originado em todo o mundo um grande aumento da emissão de poluentes atmosféricos. Devido aos acréscimos atmosféricas dessas substâncias, a sua deposição o solo, nos vegetais e nos materiais é responsável por danos na saúde, redução da produção agrícola, danos nas florestas, degradação de construções e obras de arte e de uma forma geral origina desequilíbrios nos ecossistemas.
Porém, a poluição do ar, devido às características da circulação atmosférica e devido à permanência de poluentes na atmosfera por longo tempo, é responsável por alterações ao nível planetário.
São, deste modo, exigidas atitudes para prevenir ou reduzir os efeitos da má qualidade do ar, o que já foi demonstrado ser compatível com o desenvolvimento industrial e social. A questão da qualidade do ar envolve a concentração dos poluentes na atmosfera, a limitação de emissão dos mesmos, bem como a intervenção no processo de licenciamento, na criação de estruturas de controlo da poluição em áreas especiais e apoios na implementação de tecnologias menos poluentes.






texto adaptado do site : http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9900/grupo0034_altglobais/causas.html

Nenhum comentário: